18 de jan. de 2010

Seu próprio tesouro


Ao acampar no último final de semana entendi algumas coisas de fato importantes, a respeito da sutileza dos eventos em nossas vidas. Há alguns meses tive uma grande queda em minha vida, o que consumiu três quartos de minhas forças, e dois terços de minha fé, a força para cantar, gritar, pular, sorrir, e a fé nas pessoas, diria até mais, que perdi a fé em mim.
Alguns acontecimentos, me aproximaram de pessoas, bem sucedidas profissionalmente, algumas pessoas despojadas, outras viajantes sem destino e outras tantas rebeldes sem causa, essas figuras muito me ajudaram, compartilhando ideias, sentimentos, experiências e acima de tudo doando-se sem esperar nada em troca, com isso aprendi o significado da palavra "COMPROMETIMENTO", já que ao me aceitar, eles se comprometeram a tentar me pacificar. Um amigo me contou outrora uma estória interessante, existe um ditado popular Norte-Americano que fala sobre um pai explicando os valores de um homem ao filho durante o café da manhã e diz assim :_ Filho vê esse ovo? A galinha que o pôs estava envolvida nisso, mas agora veja este bacon, o porco, este sim estava COMPROMETIDO! Esse ditado expõe claramente a tênue linha entre o envolvimento, e o comprometimento, essencialmente a base do comprometimento é a atenção, o sacrifício, e a determinação, são estes alguns dos ingredientes essenciais para se realizar grandes e pequenos objetivos. Atentar-se para as oportunidades da vida, uma outra estória, essa oriental conta que a deusa da oportunidade é uma mulher extremamente linda que tem longos cabelos e uma belíssima franja, só que ao passar por você a imagem que se vê é de uma mulher de costas cobertas por um véu negro, e não possue cabelos, a grande essência da oportunidade é agarra-la quando é vista, pois se passar por você, perderá sua beleza enquanto deusa, então esteja sempre atento a suas oportunidades. Sacrificar seus hábitos e costumes, para alcançar os seus objetivos, ouvi certa vez um conto muito interessante que fala sobre um caçador que ao defrontar-se com um urso perdeu seu rifle, e fugiu para um penhasco, dependurou-se em uma árvore prestes a cair, em cima eram três ursos ferozes, em baixo crocodilos famintos, o homem desesperado não vê chance de sucesso, quando por um instante ele pode ver a um metro de distância um enorme e maravilhoso morango, era vermelho vivo, e suas escamas douradas, o homem sempre muito ponderado, em outra ocasião certamente prezaria por sua segurança e não se arriscaria, mas ele o fez esticou seus braços o mais que pôde, e agarrou o morango, sacrificou seus costumes, e hábitos de auto preservação e degustou o suculento morango, mas e os ursos? Danem-se os ursos, esqueça os crocodilos, pegue o morango. Determinado não é o que chega primeiro n'uma corrida e sim aquele que coloca como meta cruzar a linha de chegada mesmo que não tenha condições de faze-lo a tempo, mas mesmo assim ele coloca de lado suas inaptidões e se doa ao máximo a fim de concluir sua empreitada, e fatalmente ele chega. Ao final desse raciocínio podemos sentir que somos definitivamente os únicos responsaveis por nossa plenitude, seja ela amorosa, profissional ou familiar, sendo os três citados, as únicas coisas que devemos tomar cuidados especiais para não tornarmo-nos pessoas medíocres. Uma última reflexão, um garoto andava com seu pai pelas montanhas, o garoto cai e machuca seu joelho, ao ver a ferida o menino gritou: _ AI
e o eco respondeu: _ AIII.
o menino que nunca tinha visto aquilo perguntou: _ quem é você ?
e o eco novamente: _QUEM É VOCÊ?
o menino irritado rebateu : Seu covarde. Seu perdedor.
e o eco: _ SEU COVARDE. SEU PERDEDOR.
O menino assustado perguntou ao pai o que era aquilo.
O pai disse: _ Sente-se aqui meu filho e veja.
O pai gritou: _ Eu amo você !
E o oco repetiu: _ EU AMO VOCÊ!
O pai gritou : _ Eu admiro sua garra! Você é um campeão!
E o eco repetiu novamente: _ EU ADMIRO SUA GARRA! VOCÊ É UM CAMPEÃO!
O menino sem entender nada perguntou o que era aquilo, e o pai pacientemente explicou: _ Meu filho as pessoas chamam isso de "eco", mas na verdade isso é a vida.Não adianta você gastar energia para mudar as palavras do vento, você tem que mudar as palavras que saem do seu coração, a vida filho é um espelho, não adianta você quebrar um espelho quando ele mostra um rosto que você não gosta, mude seu rosto, mude sua atitude, mude sua postura, para que a vida te dê tudo que você merece.

P.R

4 comentários:

  1. e quando voce se ACHA merecedor e mesmo assim nao tem aquilo que com o amor mais puro te pertence ?

    ResponderExcluir
  2. EU ADMIRO SUA GARRA! VOCÊ É UM CAMPEÃO!
    ACREDITE SEMPRE!!!!FICO FUDIDO ESSE TEXTO MAN!!!
    CITO AS MINHAS METAFORAS PREFERIDAS!!!

    ResponderExcluir